BICO MAIOR DO VALE DAS SEBASTIANAS (substituindo a PEDRA DO CONVESCOTE) - 05/05/2018

Pelo fato da trilha da Pedra do Convescote (roteiro originalmente agendado para esta data) estar completamente fechada em trecho final, o que tornou inviável sua visita, tivemos que cancelá-la. Em seu lugar, colocamos a elevação maior do conjunto Dois Bicos, por ter características muito semelhantes àquela, como mesma área geográfica, paisagens e atrativos comuns.

O dia que havia começado bem aberto e ensolarado, começou a nublar na subida da pedra. Melhor assim, já que teríamos mais conforto nos trechos menos sombreados. Só lá em cima, depois de algum tempo, é que o sol começou a ficar mais assanhado.

Iniciamos a caminhada às 10h, depois do longo trajeto rodoviário até o Vale dos Frades. Na subida do cume, passamos por vários agrupamentos de cabeças de gado, como é o costume na propriedade que abarca talvez a totalidade do roteiro. Também víamos um grupo de escaladores galgando as paredes rochosas da elevação que fica em frente aos Dois Bicos.

No trecho da cumeeira, antes de atravessar a cerca para acessar a trilha do cume, tivemos que virtualmente navegar no pasto, de tão alto que ele estava. Também naquele trecho posterior, tivemos alguma dificuldade em vencer o capim-navalha, que além de bloquear o caminho em vários locais, ainda lanhava fácil quem estava na frente - este guia, não por acaso.

Ao longo do trajeto, eu aproveitava para repassar informações sobre o Parque Estadual dos Três Picos, sua importância no cenário conservacionista do estado, algumas ameaças à sua preservação e curiosidades. Entre estas, a redescoberta recente de espécies da flora que se imaginava extintas dos local onde foram encontradas, a poucos quilômetros de nosso roteiro.

Chegamos ao cume do Bico Maior às 13h, o qual, apesar de mais fresco devido ao vento que sempre sopra ali, estava bem agradável devido ao sol pleno. Embora as vistas fossem bem amplas e em grande parte delas desimpedidas, praticamente não conseguimos ver os Três Picos, à nossa retaguarda.

Assim, ficamos lagarteando e curtindo os belíssimos visuais por aproximadamente uma hora. Na descida, fizemos a parada obrigatória na colossal araucária isolada na pastagem, que sempre rende boas fotos.

Chegamos de volta ao Andarilho (a minivan do Ecoando), às 16h. Como ninguém se animou a cair na Cachoeira dos Frades, fomos direto para o restaurante Cantina Verde, em Vargem Grande (Teresópolis), outra parada obrigatória quando vamos para estes lados.

Comidinha honesta a um preço justo, além de um atendimento de qualidade. Para quem quiser conferir, vão os telefones: (21)2641-9625 / 9.9923-1044.

Mesmo com uma retenção na descida da serra, não levamos mais de duas horas para chegar a Niterói, um tempo ótimo de estrada.

Desta forma, com uma atividade tão bonita e rica como esta, compensávamos com louvor o cancelamento de outra, igualmente tão interessante.

Abraços,

Coordenador

P.s.: veja as fotos deste e de outros passeios do Ecoando, em: http://www.ecoando.eco.br/galeria-de-fotos/.