ALTO DA BOA VISTA DE TERÊ - 21/07/2018




Iniciamos nossa caminhada por volta das 8h, depois de uma viagem tranquila e fluída, na subsede Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis.

Embora o local estivesse em obras, meu contato prévio com guardas-parque nos permitiu a entrada e o estacionamento do Andarilho (a minivan do Ecoando) no local, sem problemas.

O dia estava esplendoroso, a trilha deserta e as vistas nítidas e limpas. Chegamos ao nosso objetivo, o mirante do Alto da Boa Vista, por volta das 11h, graças ao admirável trabalho dos guardas-parque do PETP e voluntários na manutenção dos caminhos e do mirante.

Ficamos lá em cima por mais de uma hora apreciando as paisagens em 360º daquele lugar ainda pouco conhecido do público montanhista. Se de um lado podíamos identificar em detalhes os picos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do outro tínhamos a exata noção da localização geográfica de montanhas como os Três Picos, o Caledônia e a Mulher de Pedra.

De lá víamos também de camarote grande parte da cidade de Teresópolis, a totalidade da Baía de Guanabara e montanhas do Rio, de Niterói e de Maricá, além de outras tantas.

Na descida, aproveitamos para comer framboesas próximo às estruturas de concreto que um dia poderão virar alojamentos para funcionários, ou laboratórios, ou até abrigos, pois que havia muitas frutas.

Aproveitamos também para visitar o Caminho das Águas, trilha interpretativa que segue um córrego de águas cristalinas e possui simpáticas estruturas de apoio, como pisos de troncos cortados, corrimãos de cordas e figuras zoomorfas.

Terminamos a bela caminhada às 14h.

Até a próxima trilha!

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas