ILHA DO PONTAL - 07/07/2018




Iniciamos esta caminhada por volta das 8h, numa das ruas do loteamento onde começa a curta trilha da Ilha do Pontal, no Cafubá. O dia estava bem instável, com muitas nuvens, mas com pouca chance de chuva.

Além desta ser a primeira atividade do programação do segundo semestre do Ecoando neste ano, a mesma também era a primeira das seis caminhadas "Ecoando 25", gratuitas e filantrópicas, que a organização se propôs a oferecer uma vez por mês até dezembro, em comemoração ao aniversário de 25 anos de sua fundação. A única contrapartida pedida por cada participação, foi a doação de 1 quilo de alimento não perecível, para ser repassado a instituições filantrópicas sérias, como o Abrigo Cristo Redentor.

Assim, além de contemplarmos belas paisagens, compartilharmos informações multidisciplinares e interdisciplinares, observarmos aves e conhecermos alguns dos problemas que ameaçam a preservação do local, que faz parte do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), também comemoramos de uma forma mais inclusiva e solidária o 1/4 de século de caminhada do Ecoando.

No sambaqui, este guia falou sobre o modo de vida das populações pré-históricas que ali habitaram ou acamparam e sobre seus sucessores do tronco Tupi, mas também sobre a formação geológica da Laguna de Piratininga. Mas sem esquecer de comentar sobre a importância extrema da preservação daquele ecossistema e das necessárias ações de recuperação e restauração.

Passamos pela linda floresta de mirtáceas, arvoretas de troncos plásticos e vermelhos, parando para lanchar e apreciar as aves no Mirante da Lagoa.

Começamos o retorno por volta das 9h40, terminando a caminhada às 10h - horário recorde para a finalização de uma atividade do Ecoando.

Nossos agradecimentos a quem compareceu e contribui com suas doações.

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas