MORRO DA PEÇA - 18/08/2018




Para comemorar data tão especial na história do Ecoando - ou seja, a do seu aniversário de 25 anos de fundação - escolhemos esta caminhada ecossolidária, na simpática e amigável elevação pertencente ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, o Morro da Peça.

Fazendo par com o outro evento comemorativo de aniversário - a cerimônia que viria a ser realizada no dia seguinte, na Sociedade Fluminense de Fotografia, a "Ecoando: 25 anos em caminhada", a caminhada de hoje, de gratuidade geral, tinha como objetivos não apenas celebrar a efeméride, mas também arrecadar itens que seriam doados ao Abrigo Cristo Redentor, distribuir camisetas da organização aos participantes, sortear brindes e plantar mudas nativas na área que o grupo vem recuperando desde 2014.

Assim, compareceu ao ponto de encontro um grupão de 18 pessoas, que se animou com o sol que foi saindo tímido depois de dias de chuva (uma pegadinha do tempo, veja adiante). Todas trazendo sacos de arroz, feijão, macarrão e outros alimentos não perecíveis para doação.

Assim, às 8h30, começamos a subida ao Morro da Peça, parando antes da entrada na trilha para fazer o bate-papo. Neste momento, nuvens mais carregadas começaram a se juntar sobre nós, liberando uma garoa que chegou a assustar algumas pessoas. Por isso, sugeri a quem não quisesse se molhar a possibilidade de desistir naquele momento. No entanto, todos encararam as incertezas do tempo e ficaram, já que ninguém era de açúcar. Grupo guerreiro, este!

Depois da apresentação da atividade e de cada participante, foi a hora dos emocionantes depoimentos e dos agradecimentos, além das expressões de alegria em participar da programação do grupo - em especial de uma tão significativa como esta.

Na entrada da trilha, tiramos a tradicional foto do grupo carregando as mudas, as quais deixamos para plantar depois do Ecomendo - como é chamado o concurso de comes e bebes -, na volta.

Uma vez na cumeeira, este guia repassou informações sobre a região, como: geografia, história, pré-história, ecologia, antropologia e curiosidades. Feito isso, escolhemos um local na rocha onde esticaríamos a toalha de mesa e onde colocaríamos os quitutes. Daí, tanto quem estivesse concorrendo com seus comes e bebes quanto aqueles que somente estivessem degustando as iguarias, seriam todos jurados. E quem ganhasse o maior número de votos, seria considerado o vencedor.

Entretanto, foram dois os ganhadores, por terem feito em conjunto um biscoito doce: os gêmeos Pedro e Francisco, de 8 anos de idade! Devidamente premiados, cada um deles!

Neste momento, chegaram alguns guarda-parque do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), nossos convidados. Providencialmente, ressalte-se, já que não estávamos dando conta de terminar com os comes e bebes - o que esses parceiros tiveram grande prazer em ajudar! Aliás, a manutenção prévia das trilhas pelas quais passávamos, havia sido feita por eles e por este coordenador, na semana anterior ao evento. Nossos agradecimentos, pois, a estes guardiões do patrimônio do Peset!

Curiosamente a chuva que aparentava vir justamente da Serra da Tiririca em nossa direção, em nenhum momento chegou. Assim, além de não atrapalhar as etapas de nossa atividade, o tempo nublado e a temperatura mais amena nos deram ainda mais conforto.

Antes da descida e do plantio de mudas, fizemos o sorteio de brindes, entre eles o livro Trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, caneca ecológica e vales-caminhada.

Na área de manejo, que eu havia feito a manutenção dias atrás, substituímos mudas que não resistiram a meses de secas, por outras mais resistentes, como pitangueiras e aroeiras. Uma bela cena, com todo mundo colocando a mão na terra, plantando e se ajudando mutuamente. No final do plantio, agradecimentos e pedido de pensamento positivo para o desenvolvimento das mudinhas e a recuperação ambiental do local.

Enfim, um aniversário inesquecível! Nossos agradecimentos a quem contribuiu para o seu sucesso!

Até a próxima trilha!

Cássio Garcez
Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas