TRAVESSIA VÁRZEA DAS MOÇAS-ENGENHO DO MATO - 07/09/2018




Esta seria a terceira caminhada da série "Ecoando 25", uma das seis gratuitas da programação do semestre, em homenagem ao aniversário de 25 anos do grupo. A mesma ligaria dois bairros niteroienses que ainda guardam características rurais.

Assim, depois de receber as doações dos participantes no ponto de encontro (retirados gentilmente pela esposa deste coordenador), em Várzea das Moças, prosseguimos caminhando pela Avenida Ewerton Xavier até a entrada da Rua Itália. Eram 8h45 quando começamos a andar, ultrapassando bastante a tolerância de atraso devido ao mau serviço prestado pela Viação Pendotiba no que se refere aos horários dos ônibus que servem a toda a região.

Ao longo da caminhada, este guia ia repassando informações variadas ao grupo, como sobre a ameaça de construção de um cemitério em Várzea das Moças, o passado rural da região, a história dos caminhos centenários e de sua relação com a Estrada de Ferro Maricá, entre outros dados variados.

Lanchamos um pouco antes da descida do Morro da Serrinha, em local sombreado e desabitado. Aliás, encontramos com tão pouca gente até as proximidades do Caminho Darwin, no Engenho do Mato, que parecia que estávamos realmente em algum momento do passado rural da cidade.

Lá embaixo, na Rua São Sebastião, paramos numa birosca para reabastecimento e banheiro. Mas não prosseguimos pela também chamada Estrada do Vai-e-vem, devido ao movimento de carros, e sim por uma via alternativa e mais interna, a Rua Pau Brasil. Nela, além de fugirmos da muvuca e da poeira, ainda ficamos mais próximos da Serra da Tiririca.

Terminamos a caminhada na Pracinha do Engenho do Mato, onde cada um seguiu seu caminho, satisfeito com a manhã de redescobertas rurais e históricas de sua cidade.

Nossos agradecimentos a quem foi e contribuiu com suas doações.

Até a próxima trilha!

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas