CÓRREGO DOS COLIBRIS - 02/11/2019





Iniciamos a caminhada por volta das 9h30, depois do bate-papo com poesia na entrada da trilha. Esta seria a quinta atividade Ecoando25 do semestre, ecossolidária e gratuita, com o objetivo de comemorar a marca de 25 anos da organização.

Uma vez na trilha, nos dirigimos para a figueira centenária que abraça um matacão, onde o encantamento costuma ser geral - o que se confirmou mais uma vez. Nela, tiramos muitas fotos.

Retornamos pela mesma trilha, pegando a bifurcação em direção ao Poço dos Colibris, que estava com pouca água. A propósito, mesmo apesar das chuvas que vinham caindo nos dias anteriores, o córrego estava seco - situação que vem se agravando não apenas no local, mas no Sudeste e em outras regiões do país e do mundo.

Neste local, paramos para lanchar, conversar sobre a história da Serra da Tiririca, suas populações tradicionais, a emblemática luta de moradores contra a especulação imobiliária e a consequente e pioneira criação do parque homônimo pela vontade popular.

Aproveitando a atmosfera de templo e a ausência de mosquitos (coisa rara ali!), fizemos o exercício do silêncio, potencializando os benefícios daquele banho de floresta. Ao final dele e com a concordância do grupo, declamei duas poesias, sendo uma delas de exaltação à importância da preservação desse lugar. Só então começamos o caminho de volta.

Saímos da mata por volta das 11h30, mas só encerramos a atividade daí mais 10 minutos. Tudo porque eu havia esquecido no carro os textos de um morador antigo da serra, que relatavam as aventuras de sitiantes que transitavam pela Tiririca em tropas de mulas, lutavam contra incêndios e faziam até guerrilha contra especuladores imobiliários. É claro que todos no grupo quiseram ficar para ouvir esses causos que são verdadeiros tesouros.

Os alimentos não perecíveis solicitados aos caminhantes, serão entregues ao Abrigo Cristo Redentor antes do final do ano. Nossos agradecimentos a quem participou e assim contribuiu para o bem-estar dos internos dessa instituição.

No dia 23 de dezembro faremos a última caminhada Ecoando25, fechando a programação do ano de atividades do Ecoando. Nela também esperamos arrecadar muitas doações.

Abraços,

Cássio Garcez

Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas